Sociedade Bíblica do Brasil

A história do Natal

EDIÇÃO BILÍNGUE: PORTUGUÊS - LIBRAS

Página 3

O nascimento de Jesus é anunciado

26Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. 27O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria.

Lucas 1:26-27NTLHAbrir na Bíblia

Página 4

30Então o anjo continuou:

— Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. 31Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus.

Lucas 1:30-31NTLHAbrir na Bíblia

Página 5

Maria visita Isabel

39Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo,

Lucas 1:39-41NTLHAbrir na Bíblia

Página 6

41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, 42Isabel disse bem alto:

— Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também!

Lucas 1:41-42NTLHAbrir na Bíblia

Página 7

A Canção de Maria

46Então Maria disse:

Lucas 1:46NTLHAbrir na Bíblia

49porque o Deus Poderoso

fez grandes coisas por mim.

O seu nome é santo,

Lucas 1:49NTLHAbrir na Bíblia

Página 8

20Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:

— José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo.

Mateus 1:20NTLHAbrir na Bíblia

Página 9

O nascimento de Jesus

1Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população.

Lucas 2:1NTLHAbrir na Bíblia

4Por isso José foi de Nazaré, na Galileia, para a região da Judeia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi.

Lucas 2:4NTLHAbrir na Bíblia

Página 10

6e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. 7Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.

Lucas 2:6-7NTLHAbrir na Bíblia

Página 11

7Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.

Lucas 2:7NTLHAbrir na Bíblia

Página 12

Os pastores e os anjos

8Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas.

Lucas 2:8NTLHAbrir na Bíblia

Página 13

9Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, 10mas o anjo disse:

— Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! 11Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!

Lucas 2:9-11NTLHAbrir na Bíblia

Página 14

13No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:

14Glória a Deus nas maiores alturas do céu!

E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!

Lucas 2:13-14NTLHAbrir na Bíblia

Página 15

16Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. 17Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele.

Lucas 2:16-17NTLHAbrir na Bíblia

Página 16

20Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto.

E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.

Lucas 2:20NTLHAbrir na Bíblia

Página 17

Jesus é apresentado no Templo

22Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor.

Lucas 2:22NTLHAbrir na Bíblia

Página 18

27Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, 28Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:

Lucas 2:27-28NTLHAbrir na Bíblia

Página 19

28Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:

Lucas 2:28NTLHAbrir na Bíblia

30Pois eu já vi com os meus próprios olhos

a tua salvação,

31que preparaste na presença

de todos os povos:

Lucas 2:30-31NTLHAbrir na Bíblia

Página 20

36Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. 37Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. 38Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

Lucas 2:36-38NTLHAbrir na Bíblia

Página 21

Os visitantes do Oriente

1Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judeia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém. 2Eles perguntaram:

— Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo.

Mateus 2:1-2NTLHAbrir na Bíblia

Página 22

9Depois de receberem a ordem do rei, os visitantes foram embora. No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava.

Mateus 2:9NTLHAbrir na Bíblia

Página 23

11Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.

Mateus 2:11NTLHAbrir na Bíblia

Página 24

52Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.

Lucas 2:52NTLHAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.20.14
SIGA A SBB: