Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Razões para não desistir | episódio 2

Em algumas fases da vida, nós nos retraímos, ficamos introspectivos, olhamos mais para dentro de nós. Isso é normal e permite a autoavaliação, o autoconhecimento, a elaboração das coisas que vivemos. É, inclusive, saudável e necessário parar um pouco nossas atividades e refletir sobre o que estamos fazendo, como estamos vivendo ou o que pensamos sobre o nosso futuro.

Texto(s) da Bíblia

Jesus no Getsêmani

36Em seguida, Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani. E disse aos discípulos:

— Sentem-se aqui, enquanto eu vou ali orar.

37E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a sentir-se tomado de tristeza e de angústia. 38Então lhes disse:

— A minha alma está profundamente triste até a morte; fiquem aqui e vigiem comigo.

39E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo:

— Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres.

40E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo. E disse a Pedro:

— Então nem uma hora vocês puderam vigiar comigo? 41Vigiem e orem, para que não caiam em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

42Retirando-se pela segunda vez, orou de novo, dizendo:

— Meu Pai, se não é possível que este cálice passe de mim sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.

43E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os olhos deles estavam pesados. 44Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. 45Então voltou para os discípulos e lhes disse:

— Vocês ainda estão dormindo e descansando! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46Levantem-se, vamos embora! Eis que o traidor se aproxima.

Mateus 26:36-46NAAAbrir na Bíblia

Venham a mim

28— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. 29Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. 30Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Mateus 11:28-30NAAAbrir na Bíblia

As boas-novas da salvação

1O Espírito do Senhor Deus

está sobre mim,

porque o Senhor me ungiu

para pregar boas-novas

aos pobres,

enviou-me a curar

os quebrantados de coração,

a proclamar libertação

aos cativos

e a pôr em liberdade

os algemados,

2a apregoar o ano aceitável

do Senhor

e o dia da vingança

do nosso Deus,

a consolar todos os que choram

3e a pôr sobre os que choram

em Sião

uma coroa em vez de cinzas,

óleo de alegria em vez de pranto,

manto de louvor

em vez de espírito angustiado.

Eles serão chamados

carvalhos de justiça,

plantados pelo Senhor

para a sua glória.

Isaías 61:1-3NAAAbrir na Bíblia

No entanto, afundar-nos num período de introspecção demasiadamente longo, fechar-nos para todo o resto, isolar-nos e evitar lugares e pessoas dos quais gostamos é algo diferente, que precisa ser visto como um alerta. 

Jesus teve um tempo de profunda reflexão no Getsêmani. Ali, ele expressou a tristeza de sua alma, o medo que sentia e a angústia que parecia querer consumi-lo. Talvez as lágrimas tenham escorrido pelo rosto dele, naquele momento de escuridão. A Bíblia nos conta que ali, prestes a ser crucificado, ele se sentiu profundamente sozinho. 

Mas, o que Jesus fez? Sua atitude talvez nos ajude a ver essa situação sob outra perspectiva. 

Naquele momento angustiante, ele tomou duas atitudes importantes: (1ele se rodeou de amigos; e (2) ele orou a Deus, expressando sua sensação de desamparo, seu medo e sua dorTalvez os amigos não tenham feito muita coisa para livrá-lo de sua tristeza. Mas Jesus os manteve perto, para apoiá-lo e estar com ele. Por meio da oração, ele se conectou com o Pai, a fim de atravessar a cruz com fé e coragem. 

Jesusque passou pela dor e venceu, nos convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Jesus oferece trocar a nossa carga — nossas decepções, nosso rancor, nossas lembranças dolorosas, nossos pensamentos destrutivos — pela dele, que é leve. Ele nos diz para depositar tudo aos pés da cruz do Calvário, porque ele já pagou o preço para que hoje tivéssemos vida. Ele decidiu sofrer para que fôssemos felizes. Ele aceitou ser preso para que fôssemos libertos.  Essa é a maior razão para não desistir! 

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.0
SIGA A SBB: