Sociedade Bíblica do Brasil

Na Bíblia, a paz

Dia da Bíblia 2024 - Episódio 5

Assim como Caim, Davi e Zaqueu, cada um de nós enfrenta batalhas no coração. Qual é a situação do seu coração hoje? Talvez você esteja como Caim, tentando dominar uma tentação que bate à sua porta. Ou talvez esteja como Davi, já caído e precisando de arrependimento e perdão. Ou, quem sabe, seu coração esteja como o de Zaqueu, buscando Jesus e precisando de um recomeço.

Texto(s) da Bíblia

2Coríntios 5

O zelo apostólico de Paulo

11E assim, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir as pessoas, mas somos plenamente conhecidos por Deus. E espero que também sejamos reconhecidos na consciência de vocês. 12Não queremos novamente nos recomendar a vocês; pelo contrário, estamos dando uma oportunidade para vocês se orgulharem por nossa causa, para que tenham o que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração. 13Porque, se enlouquecemos, é para Deus, e, se conservamos o juízo, é para vocês. 14Pois o amor de Cristo nos domina, porque reconhecemos isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

O ministério da reconciliação

18Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação.

20Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus. 21Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

2Coríntios 5:11-21NAAAbrir na Bíblia

Mateus 5

Sal e luz

13— Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

14— Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. 15Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. 16Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.

Mateus 5:13-16NAAAbrir na Bíblia

Romanos 12

A nova vida

1Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. 2E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O devido uso de dons espirituais

3Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. 4Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. 6Temos, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se é profecia, seja segundo a proporção da fé; 7se é ministério, dediquemo-nos ao ministério; o que ensina dedique-se ao ensino; 8o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com generosidade; o que preside, com zelo; quem exerce misericórdia, com alegria.

As virtudes recomendadas

9O amor seja sem hipocrisia. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem. 10Amem uns aos outros com amor fraternal. Quanto à honra, deem sempre preferência aos outros. 11Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos. Sejam fervorosos de espírito, servindo o Senhor. 12Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração. 13Ajudem a suprir as necessidades dos santos. Pratiquem a hospitalidade.

14Abençoem aqueles que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem. 15Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. 16Tenham o mesmo modo de pensar de uns para com os outros. Em vez de serem orgulhosos, sejam solidários com os humildes. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

17Não paguem a ninguém mal por mal; procurem fazer o bem diante de todos. 18Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas. 19Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito:

“A mim pertence a vingança;

eu é que retribuirei,

diz o Senhor.”

20Façam o contrário:

“Se o seu inimigo tiver fome,

dê-lhe de comer;

se tiver sede,

dê-lhe de beber;

porque, fazendo isto,

você amontoará brasas vivas

sobre a cabeça dele.”

21Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem.

Romanos 12:1-21NAAAbrir na Bíblia

A Palavra de Deus tem poder para transformar o nosso coração, seja qual for a batalha que enfrentamos. Assim como Caim, Davi e Zaqueu foram confrontados e transformados, nós também podemos ser. Você quer isso? Siga a voz de Deus em sua Palavra e aprenda como o coração de Jesus apanhou e até parou de bater no lugar do seu para que o seu coração renascesse e batesse para sempre cheio de perdão, fé e gratidão. Faça da Bíblia a referência para a sua vida e Deus vai fazer de você uma nova pessoa.

E se você já se sente uma nova pessoa, saiba que todas as pessoas que Deus já transformou, ele também as chama para serem agentes de reconciliação e paz no mundo, como Paulo nos exorta em 2Coríntios 5.18:

“Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.” (NAA)

Quando nosso coração está reconciliado e reconectado com Deus, podemos levar a paz verdadeira e duradoura de Jesus ao mundo ao nosso redor – à nossa família, aos nossos colegas de trabalho e de estudo, aos irmãos e irmãs de nossa igreja e a toda a nossa sociedade. E tudo começa aí mesmo, dentro de você, no seu coração.

O seu coração só encontra verdadeira paz em Deus. Agostinho de Hipona, termina assim a sua maior obra, as Confissões, escrita há 1600 anos:

“Fizeste-nos, Senhor, para ti,
e o nosso coração anda aflito
enquanto não tiver a paz em ti.”

Que essa seja a nossa oração e nosso desejo hoje e sempre: sermos transformados pela Palavra de Deus e nos tornarmos instrumentos de reconciliação.

Que assim como o oleiro molda o barro, Deus recrie e molde o nosso coração, para que sejamos vasos de bênção para aqueles com quem convivemos.

Viu só? No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz. Continue lendo, vivendo e compartilhando a Bíblia, a Palavra que transforma vidas. Deus abençoe você e os seus.

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.26.7
SIGA A SBB: