Sociedade Bíblica do Brasil
«voltar
18/03/2019
O diálogo virtuoso entre a Bíblia impressa e a digital é tema do 15º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “O diálogo virtuoso entre a Bíblia impressa e a digital”, a 15ª edição do Fórum de Ciências Bíblicas, tradicional evento promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, na Igreja Batista Memorial de Alphaville (IBM Alphaville), em Barueri (SP). O evento contará com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais. Entre eles estarão Bobby Gruenewald, pastor, fundador do aplicativo da Bíblia YouVersion e o líder de Inovação na Life.Church, Jason Malec, diretor de Ministério nos EUA, da Sociedade Bíblica Americana, e Vilson Scholz, doutor em Novo Testamento e consultor de Tradução da SBB.

 

O evento também contará com palestras e painel que tratarão a questão do engajamento com a Palavra de Deus na prática. Para abordar o assunto, foram convidados Sidney Costa, pastor titular da IBM Alphaville, André Castilho de Oliveira, diretor de produção e conteúdo da Rádio Trans Mundial e Antonio Oliveira Tostes, pastor da Igreja Adventista do 7º Dia, além de representantes de ministérios que trabalham com a nova geração como Toca do Estudante, Estação 5.2, Jesus Copy e TeenStreetBrasil.

 

O 15º Fórum de Ciências Bíblicas é aberto a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, assim como outros estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral.

 

A inscrição custa R$ 40,00 (o equivalente à oferta no valor de duas Bíblias) e R$ 20,00 para pastores e seminaristas, podendo ser feita por meio do link: goo.gl/4iL4Vs.

 

Confira, a seguir, a programação completa.

 

Dia 10 de junho – segunda-feira

 

  • O diálogo virtuoso entre a Bíblia impressa e a digital: Durante a palestra, será apresentado como a Bíblia chegou às telas do computador e do celular e os possíveis impactos dessa revolução digital.

Vilson Scholz: pastor e professor de Teologia Exegética, tem mestrado e doutorado na área do Novo Testamento. Consultor de Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil, é professor da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS), tradutor do Novo Testamento Interlinear Grego-Português (SBB) e autor de Princípios de Interpretação Bíblica (Editora da Ulbra).

 

  • Engajando 100 milhões de pessoas com a Bíblia: Você já imaginou como uma nação poderia se transformar, se o engajamento com a Bíblia crescesse 50%, nos próximos sete anos? Jason Malec vai apresentar o projeto da Sociedade Bíblica Americana, que tem justamente esse objetivo: engajar, até 2026, mais de 100 milhões de americanos com a Bíblia. Para isso, a organização trabalha em parceria com as igrejas cristãs.

Jason Malec: É diretor de Ministério nos EUA, da Sociedade Bíblica Americana. Ele foi idealizador da ExploreGod.com, da Igreja de New Denver, e da Igreja Comunitária de North Point e de uma variedade de startups de tecnologia e relações públicas. Casado há mais de 20 anos, ele e Meredith têm três filhos adolescentes.

 

  • Fronteiras entre Tradução e Comunicação: Até onde o tradutor da Bíblia pode ir, para fazer com que a mensagem da Palavra de Deus alcance ao público a que se pretende? Descubra a resposta, assistindo à palestra desse especialista de renome internacional.

Esteban Voth: É diretor internacional da equipe de consultores de Tradução das Sociedades Bíblicas Unidas. Doutor em Bíblia Hebraica e História, é autor e editor de vários livros e artigos sobre temas afins a Exegese, interpretação e história bíblica. Atualmente, dirige um programa de treinamento para tradutores e é pastor da Igreja e Aliança Cristã e Missionária da Argentina.

 

  • Utilizando diferentes recursos para envolver a igreja com a Bíblia: Com mais de sete mil membros, a Igreja IBM Alphaville faz uso de diferentes ferramentas para engajar as pessoas com a Palavra de Deus: cultos interativos, palestras, uso de plataformas audiovisuais, louvor e encontros, entre outras. Pastor titular da Igreja, o palestrante abordará a importância de se usar recursos variados, que incluem a tecnologia, e didáticos para apresentar o conteúdo da Bíblia Sagrada.

Sidney Costa: Pastor titular da Igreja Batista Memorial de Alphaville, lidera a FOCO, uma associação do bem. Estudou Música, Teologia, Administração, Liderança, Aconselhamento e Terapia Sistêmica Familiar. É casado há 31 anos, com Kátia, e tem três filhos: Marina, Rachel e Ana.

 

  • Estratégias usadas para envolver as pessoas com a Bíblia – Estudo de Caso da Sociedade Bíblica do México: O palestrante compartilhará como a Sociedade Bíblica do México trabalhou para envolver as pessoas com a Bíblia Sagrada no país e quais estratégias são usadas.

Gustavo Luján: É graduado em design gráfico, trabalhou no “Centro Regional para Las Américas”, em 1986. Em 1992, passou a atuar na Sociedade Bíblica de México e, desde 2017, é responsável pelo desenvolvimento de novas publicações e pela área de Propriedade Intelectual da organização.

 

  • Ler, viver e compartilhar a Bíblia: e depois que a Bíblia chega às mãos das pessoas?: O palestrante promoverá uma conversa reflexiva sobre a realidade prática do uso das Escrituras Sagradas no ambiente juvenil universitário, experiências de convívio e aplicação de princípios escriturísticos a uma nova geração de futuros líderes mundiais em diversas áreas do conhecimento humano.

José Libério Lino dos Santos (Zé Libério): É fundador e presidente da organização Toca do Estudante, criada em 2000, que desenvolve um trabalho de evangelização, integração e apoio a estudantes universitários no Brasil. Desde 2003, assumiu a liderança do ministério estudantil da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP). É graduado em liderança avançada pelo Instituto HAGGAI de Cingapura e especialista em prevenção, intervenção breve e acompanhamento em drogadição. Teólogo, é graduando e aluno especial no Programa de pós-graduação em Filosofia. Tem 51 anos e é casado, há 27 anos, com a geriatra Juliane Santos e pai de Rebeca, Natã, Pedro e Murilo.

 

Dia 11 de junho – terça-feira

 

  • Apresentações culturais e institucional

 

  • YouVersion: + 10 anos e + 330 milhões de downloads da Bíblia: Com números impressionantes, a plataforma da Bíblia YouVersion, há uma década, vem facilitando o acesso de pessoas de todo o mundo à Bíblia. Seu fundador vai contar um pouco sobre esse importante ministério de engajamento com a Palavra de Deus.

Bobby Gruenewald: Fundador do aplicativo da Bíblia YouVersion, é pastor e líder de Inovação na Life.Church. Bobby é apaixonado por explorar novas ideias e encontrar maneiras práticas de aproveitá-las para a Igreja global. Ele ajudou a tornar pioneiro o uso missionário de tecnologia que permite à Life.Church alcançar pessoas em todos os países do planeta. Ele supervisiona as equipes YouVersion, Open Network, Church Online, Weekend Experience, Information Technology, Creative Media, Spaces & Places, e equipes de Comunicação. Bobby e sua esposa, Melissa, moram em Edmond, Oklahoma, com seus quatro filhos.

 

  • Lançamento de edição da Bíblia Sagrada com recursos multimídia: coedição SBB e YouVersion.

 

  • O rádio na difusão da mensagem bíblica: O rádio é uma poderosa ferramenta para a transmissão da mensagem bíblica.
  • A descoberta das ondas de rádio propiciou uma grande revolução na maneira de transmitir informação. O advento da rede mundial de computadores e a conhecida convergência digital deu ainda mais agilidade aos meios de comunicação de massa. Muitos viram nessas novidades a possibilidade de ultrapassar fronteiras de países e aumentar o alcance da mensagem do Evangelho de maneira nunca vista antes.

Samuel Mattos:Samuel Mattos é diretor técnico da Rádio Trans Mundial, onde iniciou carreira em 1990. Mattos é formado em Comunicação com ênfase em Rádio e TV, Gestão da Tecnologia da Informação, além de especialista em Computer Music.

 

  • A importância de uma rede de Comunicação para a expansão do Reino de Deus: O palestrante apresentará a experiência da Rede Novo Tempo de Televisão que conta com diferentes veículos e programas que promovem o estudo da Bíblia e tratam de temas focados na Igreja cristã, entre outros.

Antonio Oliveira Tostes: É pastor ordenado da Igreja Adventista do 7º Dia. Pós-graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, está servindo à organização Adventista há 36 anos, onde atuou como diretor financeiro de várias regiões e Instituições, entre estas a Casa Publicadora Brasileira. Desde 2010, é o diretor geral da Rede Novo Tempo de Comunicação e apresentador do programa Saldo Extra na TV Novo Tempo. Natural de Juiz de Fora (MG), é casado com Maria José Tostes com quem tem uma filha.

 

  • Facilitando o acesso às Escrituras em comunidades remotas: A palestra apresentará ferramentas e técnicas multimídia, que incluem o uso de internet, para facilitar o acesso à Palavra de Deus em locais afastados dos grandes centros urbanos do país.

Tiago de Oliveira: Formado em Teologia com especialização em Educação Religiosa pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Pastor na 1ª Igreja Batista da Lapa (1993) do Ministério Infantil, Celebrando a Recuperação, Desperta Débora, Casados Para Sempre, Pais Para Toda Vida e Missões Indígenas. Colaborador do Projeto Servir/Ong Aprisco. Coordenador, juntamente com sua Esposa, do TAECEI – Treinamento Autóctone de Educadores de Crianças Evangélicas, junto ao Conplei. Presidente dos Associados do Conplei e administrador do projeto Ondas Unidas do Brasil junto à Renew World Outreach.

 

Painel: Como engajar as novas gerações com a Bíblia: Representantes de diferentes ministérios vão apresentar suas estratégias para envolver crianças e jovens com a Palavra de Deus.

 

  • Moderador: Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da SBB

 

Participantes

  • Douglas Gonçalves: pastor da Família JesusCopy, em Bragança Paulista (SP), é idealizador e coordenador da mobilização on-line
  • Lucas Hayashi: Desde 2016, é pastor da Igreja Monte Sião (IMS), onde é responsável pelo processo de membresia da igreja, da Escola ZAO e da Estação 5.2 (ministério infantil). Presidente do Instituto Akachi – institutoakachi.com.br. Idealizador e fundador da Geração em Foco – www.geracaoemfoco.com.br. Autor dos Livros “Criança com C” e “O mover profético e sobrenatural – um guia prático para pais e educadores cristãos”. Formado em Fisioterapia, tem mestrado em Ciências pela UNIFESP. É casado com a Jackie Hayashi há 12 anos, com quem teve dois filhos, Matheus e Bianca. Sua grande paixão é formar líderes desde crianças que vão transformar a sociedade através do amor de Deus e da Palavra.
  • Eduardo Luiz de Medeiros: Doutor em História Medieval, teólogo e pastor de jovens, tem dedicado parte dos seus estudos às relações entre a cultura pop e o cristianismo. Idealizador do projeto “Parábolas Geek”, que extrai ensinamentos cristãos do cotidiano jovem e de ícones da cultura de massa como cinema, televisão, quadrinhos, games e internet, também chamado de universo geek ou nerd.
  • Rodolfo Gois: Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, atualmente na 2ª IPI de Maringá, é presidente do Instituto TeenStreetBrasil. Há 20 anos, sua atuação está focada na nova geração.

 

 

SERVIÇO

15º Fórum de Ciências Bíblicas

Tema: O diálogo virtuoso entre a Bíblia impressa e a digital

Data: 10 e 11 de junho de 2019

Horário: Das 14h às 22h

Local: Igreja Batista Memorial de Alphaville

Endereço: Avenida Tamboré, 1.511, Tamboré, Barueri – SP

Investimento: R$ 40,00 (o equivalente à oferta no valor de duas Bíblias) e R$ 20,00 para pastores e seminaristas

Inscrição: goo.gl/4iL4Vs 

Informações: (11) 3474-5872, (11) 3474-5813 ou www.sbb.org.br