Sociedade Bíblica do Brasil

Em uma madrugada de 1979, o Reverendo Benedito Natal Quintanilha, então secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) no Rio de Janeiro, estava orando, quando vieram à sua mente as palavras de Jesus em Mateus 9.38:

38Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Mateus 9:38NAAAbrir na Bíblia

Sentindo que era uma mensagem de Deus para ele, o Rev. Quintanilha tomou a decisão de fazer algo diferente para despertar pessoas a orarem em favor da evangelização no Brasil e no mundo. Conversando com colegas e amigos, criou um grupo para interceder em favor de obreiros, missionários e evangelistas que cumprem o “ide” de Cristo em Mateus 28.19 e procuram fazer discípulos de todas as nações.

Surgia ali o Sócio Intercessor, programa que foi recebendo muitas adesões ao longo dos anos, até reunir cerca de 14 mil intercessores.

Mesmo após quase 45 anos de clamores, o programa continua funcionando de forma simples, mas muito eficaz. “Movendo montanhas”, como disse o Senhor, e sendo uma das principais razões do crescimento e divulgação da Causa da Bíblia. Cada sócio intercessor assume o compromisso de orar todos os dias em favor da multiplicação da Palavra de Deus.

O roteiro é estabelecido pela Agenda de Oração editada anualmente pela SBB e disponibilizada aos sócios. Esse calendário é publicado no site da SBB e pode ser conhecido aqui. Ele contém informações sobre o trabalho realizado pelas sociedades bíblicas em mais de 240 países e territórios, pedidos de orações específicas para cada um deles e informações sobre as religiões de suas populações, suas características e principais desafios.

PARTICIPE!

O único compromisso que o sócio intercessor deve assumir com a SBB é o de cumprir o mais nobre dos chamados bíblicos e orar diariamente em um tempo elegido por ele mesmo em favor da obra de divulgação da Bíblia no Brasil e no mundo.

Semeador e intercessor

Homem de oração, estudioso da Palavra e inspirado pregador do evangelho. Divulgar a Causa da Bíblia e levar as pessoas a conhecerem Jesus foram os grandes propósitos da vida de Benedito Natal Quintanilha. Nasceu em 25 de dezembro de 1909, em Silveiras (SP), filho de Francisco A. B. Quintanilha e Martha Guedes Quintanilha. Formou-se em teologia no Seminário do Instituto Granbery, em Juiz de Fora (MG) e foi ordenado pastor da Igreja Metodista do Brasil. Em 1939, casou-se com Eunice Guimarães, com quem teve quatro filhos: Joel, Eunice, Daniel e Alina.

Na década de 1940, foi pioneiro da obra missionária metodista em Salvador (BA). Cooperou ativamente com a Sociedade Bíblica do Brasil desde a sua fundação, em 1948. No ano de 1956, voltou para São Paulo para organizar a secretaria regional da SBB. À frente dela, organizou e popularizou as comemorações do Dia da Bíblia e tornou o trabalho de distribuição de Bíblias nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso, todos abrangidos pela secretaria à época, o maior no país. Em 1963, ele passou a exercer a função de secretário de arrecadação da SBB.

Na década de 1970, já como secretário regional no Rio de Janeiro, passou a promover a semeadura da Palavra por meio da distribuição de seleções bíblicas, escrevendo para a revista A Bíblia no Brasil e fazendo programas de rádio para impulsionar o trabalho evangelístico. Após deixar o cargo, em 1982, Quintanilha abriu um escritório, perto de seu apartamento, no bairro do Paraíso, na capital paulista, para continuar promovendo e arregimentando novos integrantes para o Sócio Intercessor. Ali, por 19 anos recebeu e exortou diariamente muita gente a orar, com ousadia e sem desanimar. É esse o precioso legado que deixou quando faleceu no sábado, 14 de abril, na Semana Santa de 2001.

Acesse a Agenda de Oração

Ore pela Causa da Bíblia!

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.17.10
SIGA A SBB: