Sociedade Bíblica do Brasil

Museu da Bíblia

História

Resultado de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Prefeitura Municipal de Barueri (SP), o Museu da Bíblia (MuBi) é um importante espaço para cultivo da cultura bíblica por meio de exposições de curta e/ou longa duração e interações com o público visitante.

Em uma área de 900 m², integrada a um Centro de Eventos, o MuBi também acolhe uma Biblioteca, com mais de 17 mil volumes, em mais de 1.000 línguas.

Ao longo de 50 anos, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) reuniu um acervo qualificado e levou adiante o que já se mostrava como vocação natural: colocar tudo à disposição da comunidade, promovendo educação e cultura por meio das Escrituras Sagradas.

No início dos anos 1980, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro.

Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.

Então uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, tornou realidade o Museu da Bíblia, inaugurado em 9 de dezembro de 2003.

Sobre o Museu

O MuBi carrega a marca do pioneirismo, não só por seu valor histórico, mas também por sua concepção, que seguiu o conceito de arquitetura inclusiva, assegurando total acessibilidade aos portadores de deficiências.

Os móveis são amigáveis/adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações para todos os tipos de público. O MuBi também abriga uma pequena loja, com lembranças personalizadas e publicações da SBB. Todos os recursos provenientes das vendas são destinados à continuidade do trabalho realizado pelo MuBi.

Integrado ao Centro de Eventos de Barueri, cuja área é de 4,67 mil m2, o MuBi possui as seguintes áreas:

:: Exposição: 450 m²
:: Biblioteca: 225 m²
:: Auditório: para 500 pessoas
:: Estacionamento: para 200 veículos

Designers e arquitetos especializados projetaram os espaços do MuBi. São 10 áreas de exposição, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado:

:: A Bíblia e a História da Escrita
:: A Bíblia e a História da Tradução
:: A Bíblia e a História do Livro
:: A Bíblia no Mundo
:: A Bíblia no Brasil
:: A Bíblia Falada
:: A Bíblia e a Criança
:: O Conteúdo da Bíblia
:: Novidades sobre a Bíblia
:: Espaço reservado para mostras temporárias
:: O MuBi exibe uma réplica artística da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450.
:: Possui uma vitrine em que podem ser vistas 144 publicações, de todos os continentes.
:: Expõe materiais trazidos de Israel, como água do Rio Jordão e água do Mar Morto. E outros elementos emblemáticos mencionados nas Escrituras como sementes de mostarda, trigo e joio.
:: Papiro
:: Pergaminho
:: Miniaturas da Bíblia
:: A Bíblia impressa numa única página
:: A Bíblia em braile
:: Vestes da época do Apóstolo Paulo

Museu da Bíblia

Museu da Bíblia

Museu da Bíblia

Acrescida em 17 de outubro de 2006, a Biblioteca do MuBi reúne um acervo com mais de 17 mil volumes relacionados às Escrituras Sagradas. Ocupando uma área de 225 m², é a maior do gênero do Hemisfério Sul.

Foi implantada com o objetivo de disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas para os quais já foi traduzida e se tornar um centro de referência de novas traduções. Na Biblioteca do MuBi, podem ser encontrados exemplares da Bíblia em mais de mil línguas, além de obras raras e acadêmicas, entre as quais se destacam a Bíblia Hebraico-latim, de 1546; a Bíblia Sacra Vulgata, edição de 1669; e Histórias das Línguas – The Bible House, de 1911. Para compor esse acervo tão diverso, a SBB recebeu cerca de 10 mil publicações das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). Essas obras estavam até então guardadas na Sociedade Bíblica Americana, em Nova Iorque.

Além da Bíblia em diversos idiomas, o acervo é formado por outros itens, entre os quais livros, periódicos, áudios, vídeos, CDs e fotos, sempre focados no assunto principal: a Bíblia. Há, ainda, obras de Teologia e de literatura devocional, assim como material de referência bíblica, tais como dicionários, enciclopédias, concordâncias e crítica textual.

Museu da Bíblia

Museu da Bíblia

Museu da Bíblia

Museu da Bíblia

Museu da Bíblia

Museu da Bíblia

Visite o Museu da Bíblia

O MuBi funciona de terça a sexta-feira: das 9 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados: das 10 às 16 horas. Entrada gratuita!

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.17.7
SIGA A SBB: