Sociedade Bíblica do Brasil

Fórum de Ciências Bíblicas

Promovido anualmente pela SBB, o Fórum de Ciências Bíblicas reúne palestrantes de renome internacional em torno de uma temática bíblica.
“Reúna esse povo na minha presença para que escutem o que vou dizer, a fim de que aprendam a temer-me a vida inteira e assim ensinem os seus filhos”
(Deuteronômio 4.10)

Logo 13 Fórum de Ciências Bíblicas-01

No Princípio Era o Verbo: 500 Anos da Reforma

Aguardado com grande interesse pelos cristãos, o Fórum de Ciências Bíblicas chegará à sua 13ª edição, abordando o tema No Princípio Era o Verbo: 500 Anos da Reforma.

O evento acontecerá nos dias 31 de agosto 1º de setembro, no Centro de Eventos de Barueri – Museu da Bíblia (MuBi), em Barueri (SP)

O 13º Fórum de Ciências Bíblias será aberto a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, assim como outros estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral.

Dia 31 de agosto

  • A Carta aos Romanos e sua Influência na Reforma: Será apresentado um estudo do texto de Romanos, com olhar especial aos textos que foram relevantes para a obra da Reforma.

Prof. Dr. Jean Carlos Zukowski: Graduado em Teologia, tem mestrado em História do Adventismo e doutorado em Religião, com ênfase em História do Cristianismo.

  • O Papel da Bíblia na Igreja Católica Hoje: Abordará como a Igreja Católica está incentivando a leitura da Bíblia e a transmissão de seu conteúdo.

Dom Jacinto Bergmann: Arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (RS).

  • O Antigo Testamento Interlinear: Apresentará o progresso do trabalho de elaboração do Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português, volume 3: Profetas Posteriores, além de alguns de seus desafios.

Prof. Dr. Edson de Faria Francisco: Graduado em Letras, é mestre, doutor e pós-doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas. Suas pesquisas e atuação como docente estão concentradas nas línguas bíblicas (hebraico e grego).

  • A Graça de Deus como Misericórdia Infinita: A justiça de Deus revelada em Jesus ressuscitado oferece uma justiça humana radicalmente diferente da que exige vingança sem fim. Nesta palestra, Tamez abordará aspectos importantes da Carta aos Romanos como o pecado que produz ganância e violência sem limites; a lei que, quando manipulada, legitima o pecado; e a graça, o perdão e a misericórdia infinita que transformam as pessoas e quebram o ciclo de violência.

Profa. Dra. Elza Tamez: É uma estudiosa e teóloga respeitada internacionalmente. Nascida no México, reside atualmente na Colômbia, onde atua no corpo docente da Universidade Bíblica Latino-americana em San José. Tem doutorado em Teologia e já recebeu vários prêmios por suas contribuições à Hermenêutica Bíblica Contextual.

 

Dia 1 de setembro

  • Comparando Traduções Bíblicas: Por meio de um estudo comparativo e linguístico de traduções bíblicas, a palestra tem o objetivo de estimular a reflexão sobre semelhanças e diferenças entre as versões veiculadas hoje no Brasil.

Profa. Dra. Mariú Moreira Madureira Lopes: Graduada em Teologia e Letras, tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Letras.

  • A Bíblia, a Reforma e as Igrejas Pentecostais: Apresentará a história da Igreja Pentecostal, que tem suas raízes históricas no anglicanismo, um dos quatro ramos da Reforma, e permanece fiel às suas cinco solas.

Pastor Walter Brunelli: Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Bereana, é graduado em Teologia, mestre em Ciências da Religião e pós-graduado em Didática do Ensino Superior e escritor.

  • Lançamentos e Avanços na Área de Tradução Bíblica no Mundo: Serão apresentadas as novidades editoriais voltadas a diferentes segmentos da população.

Rev. Paulo Teixeira: É teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraica e secretário de Tradução e Publicações da SBB.

Dr. Esteban Voth: É diretor mundial da equipe de assessores de tradução das Sociedades Bíblicas Unidas. Lidera a capacitação e o trabalho dos biblistas dessa organização em nível mundial, que coordenam mais de 450 projetos de tradução da Bíblia. Voth é especialista em Antigo Testamento e participou da Tradução em Linguagem Atual (TLA) da Bíblia Sagrada.

  • A Bíblia na Plantação da Igreja Relevante para a Sociedade: O crescimento da Igreja é um tema importante para o povo de Deus. A Bíblia exerce ou deveria exercer papel fundamental neste tema. Nessa palestra será abordado como o uso da Bíblia faz com que a Igreja seja cada vez mais relevante na sociedade atual.

Prof. Dr. Johannes Reimer: Doutor em Teologia, professor de Missiologia, autor de diversos livros, president da Sociedade de Educação e Pesquisa na Europa, membro do conselho da Fundação Superior Social, que promove projetos sociais em uma região da Alemanha e conselho da Associação Evangélica ProChrist.