Sociedade Bíblica do Brasil
26/3/2024Sociedade Bíblica do Brasil

Traduções das Escrituras para mais de 1,25 bilhão de pessoas em 2023

Em 2023, as Sociedades Bíblicas de todo o mundo concluíram traduções das Escrituras em 106 línguas, alcançando mais de 1,25 bilhão de pessoas.

Essa conquista destaca o compromisso das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) de tornar a Bíblia acessível a diversas comunidades linguísticas em todo o mundo, avançando em sua missão "a Bíblia para todos".

1. As Sociedades Bíblicas frequentemente fazem parcerias com outras agências de tradução para realizar essas traduções. 2. O número total de línguas (106) é menor do que o total de primeiras traduções e revisões (108) porque duas línguas têm tanto a primeira traduções quanto novas porções. 3. O total de novas traduções e revisões (36) é menor do que o total nesta seção (38) porque duas línguas também têm Edições de Estudo, além de Nova tradução ou Revisão).

As Sociedades Bíblicas expandiram seu alcance para 72 grupos linguísticos, beneficiando um total de 100 milhões de pessoas que agora têm mais acesso às Escrituras em sua língua nativa pela primeira vez.

Além disso, as Sociedades Bíblicas continuaram revisando ou desenvolvendo novas traduções, incluindo edições de estudo, em 36 línguas, alcançando mais de 1,15 bilhão de pessoas. Essa iniciativa reflete o compromisso das Sociedades Bíblicas em garantir continuamente que os textos sagrados permaneçam relevantes e significativos para as gerações modernas.

Rev. Dirk Gevers

secretário-geral das Sociedades Bíblicas Unidas

“No ano de 2023, os esforços coletivos das equipes de tradução das SBU entregaram textos das Escrituras em vários formatos para uma em cada oito pessoas em todo o mundo. Juntos, continuamos a desempenhar um papel fundamental na realização de uma mudança profunda na vida de indivíduos e comunidades, pois continuamos dedicados à nossa missão de anunciar o poder transformador inerente à mensagem da Bíblia.”

Os esforços contínuos e incansáveis para fornecer acesso a uma Bíblia para todos, independentemente de suas circunstâncias, ressaltam o compromisso e a dedicação inabaláveis das Sociedades Bíblicas. É um testemunho do espírito colaborativo da Fraternidade que impulsiona esse trabalho para garantir que o poder transformador da Bíblia seja acessível a todos, independentemente de diferenças linguísticas ou culturais.

Impacto da tradução das escrituras na Fraternidade das SBU em 2023

Graças aos esforços das Sociedades Bíblicas e de outras agências de tradução da Bíblia, a Bíblia completa está disponível em 743 línguas faladas por 5,96 bilhões de pessoas, a partir do início de 2024. Mais de 70% dessas traduções foram facilitadas pelas equipes de tradução que trabalham com as 155 Sociedades Bíblicas que são membros da Fraternidade das Sociedades Bíblicas Unidas.

Fonte: ProgressBibleTM (janeiro de 2024). Os números referentes ao número de usuários de línguas baseiam-se nos melhores dados disponíveis, os quais, quando arredondados, totalizam 7,4 bilhões - menos que a população mundial que ultrapassa 8 bilhões de pessoas.

Este ano, as Sociedades Bíblicas de todo o mundo concluíram traduções das Escrituras em 106 línguas, alcançando mais de 1,25 bilhão de pessoas. Em 2023, as Sociedades Bíblicas de todo o mundo publicaram 72 primeiras traduções, incluindo 16 Bíblias completas e 17 Novos Testamentos, em línguas faladas por 100 milhões de pessoas.

Fonte: ProgressBibleTM (janeiro de 2024). Os números referentes ao número de usuários de línguas baseiam-se nos melhores dados disponíveis, os quais, quando arredondados, totalizam 7,4 bilhões - menos que a população mundial que ultrapassa 8 bilhões de pessoas.

Apenas cerca de 60 das 400 línguas de sinais existentes possuem alguma Escritura, e apenas uma tem a Bíblia completa. No ano passado, as Sociedades Bíblicas concluíram porções adicionais das Escrituras em 15 línguas de sinais.

As Edições de Estudo podem ajudar as pessoas a compreenderem melhor as Escrituras. Dez línguas faladas por mais de 833 milhões de pessoas na Ásia, Europa, América Latina e Oriente Médio receberam Edições de Estudo no ano passado. Foram publicadas seis edições completas de estudo da Bíblia em diversas regiões.

Embora as Escrituras em áudio atendam a muitas línguas, um número significativo de pessoas com deficiência visual prefere usar o braile para mergulhar nas Escrituras de forma mais profunda e independente. Em 2023. Bíblias completas em braile foram lançadas em três línguas africanas. Esse acréscimo significativo eleva para 51 o número total de línguas com Bíblias completas em braile.

Fonte: Biblioteca Digital da Bíblia® - janeiro de 2024

Este ano, quase 350 novos textos em 265 línguas exclusivas foram adicionados à Biblioteca Digital da Bíblia® (DBL), elevando o número total de textos para 3.440 em 2.069 línguas. Essas línguas são faladas por mais de 6,15 bilhões de pessoas. Mais de 60% das 1.453 Bíblias completas na DBL foram fornecidas pelas Sociedades Bíblicas Unidas. Graças à Biblioteca Digital da Bíblia®, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo podem acessar as Escrituras em sua própria língua e no formato escolhido por meio de sites e aplicativos como Bíblia SBB e YouVersion.

Ainda há trabalho a ser feito. Um total de 3.710 línguas - mais da metade das línguas faladas no mundo - ainda não possui nenhuma forma de Escritura.

Sobre a SBB

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) foi fundada em 1948 e é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial e cultural. Sua missão é “Semear a Palavra que Transforma Vidas”, divulgando a Bíblia e sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Além da tradução, produção e distribuição da Bíblia, a SBB também desenvolve programas sociais que atendem populações em situação de risco e vulnerabilidade social.


Para mais informações e entrevistas:
Contatos: (11) 3474-5732 | WhatsApp: (11) 99286-6945 | E-mail: imprensa@sbb.org.br

SOBRE A FRATERNIDADE DAS SBU

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é um membro valioso da Fraternidade das Sociedades Bíblicas Unidas (UBS). A Fraternidade das SBU é formada por mais de 150 Sociedades Bíblicas que trabalham com todas as principais tradições da Igreja em mais de 240 países e territórios. Somos uma das principais agências de tradução da Bíblia, tendo realizado mais de 70% das traduções completas da Bíblia em todo o mundo. Juntos, traduzimos, publicamos, distribuímos e ajudamos as pessoas a se engajarem com a Bíblia. Existimos para levar adiante nossa missão, que é “a Bíblia para todos”.

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.12
SIGA A SBB: