Sociedade Bíblica do Brasil

A Bíblia em Vários Formatos

Do papiro a era digital. Desde que a Bíblia passou a ser escrita, os povos passaram a ter mais acesso a seus ensinamentos.
“Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria”
(Colossenses, 3.16)
No tempo em que a Bíblia foi escrita, os materiais mais comumente usados para fazer o registro de textos e mensagens eram o papiro e o pergaminho. Inicialmente, os livros tinham o formato de rolos. Folhas de papiro ou pergaminho eram coladas ou costuradas umas nas outras, formando uma longa tira, que era, então, enrolada. Foi apenas a partir do começo da era cristã que se popularizou a técnica de fazer livros em forma de cadernos (chamados tecnicamente de códices). Neste caso, em vez de fazer uma tira de papel, as folhas passaram a ser empilhadas e dobradas ao meio, formando um “caderno”. (Para mais detalhes, leia o livro A Bíblia a a sua história.)
1. Cópias ManuscritasCópias manuscritas
No Mundo Antigo e ao longo de boa parte da Idade Média, a única maneira de produzir um livro era copiá-lo à mão, pouco importando o material de escrita usado. Depois, aos poucos, foram sendo utilizados blocos de madeira (semelhantes a carimbos de nossos dias), para fazer uma cópia mecânica de páginas inteiras. Mas a produção de livros e a publicação da Bíblia mudaram radicalmente a partir do invento do ourives alemão Johannes Gutenberg, em meados do século XV.
2. Imprensa_GutenbergImprensa
Gutenberg desenvolveu a arte de fundir tipos metálicos móveis. Esses tipos móveis permitiam que, uma vez impressa uma página, os tipos (representando letras e outros símbolos) fossem reaproveitados na montagem de outra página para a impressão. Como é sabido, o primeiro livro de grande porte produzido na prensa de Gutenberg foi a Bíblia em latim. Mas, ainda antes de 1500, essa nova tecnologia foi utilizada para imprimir Bíblias em seis outras línguas: alemão, italiano, francês, tcheco, holandês e catalão. Ao longo dos últimos cinco séculos a Bíblia foi (e ainda é) o livro mais impresso em todo o mundo.
Formato eletrônico_Montagem telasFormato eletrônico
Mais recentemente, a Bíblia, além de ser editorada de forma eletrônica (com o uso do computador), passou a ser distribuída e lida em formato eletrônico, na tela do computador, do Smartphone, do iPad. Isto significa que o texto se tornou bem mais maleável, especialmente no que diz respeito ao tamanho da letra (ou fonte). Para exemplos e informações sobre como adquirir a Bíblia para o Smartphone, iPad e computador, consulte a loja virtual da SBB.